Press Release: Altino Bessa visita a Utopia

O Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga visitou hoje o projeto Utopia onde pôde inteirar-se do estado da obra cujo elemento mais emblemático é o edifício principal construído com recurso a pneus cheios de terra e à reutilização de latas.

Nesta visita, o Vereado Altino Bessa prontificou-se a apoiar o projeto, através de novas formas de comunicação e divulgação do projeto, fazendo notar que iniciativas com esta importante mensagem ecológica e de inovação são importantes para toda a zona do Minho, independentemente do concelho onde está inserido.

Esta visita (de cariz informal), foi conduzida por Moisés Campos, representante da Plako, e iniciou-se com uma explicação dos motivos que levaram à mudança da sede da empresa para um meio rural.

O representante da Plako explica que esta ideia surgiu em 2010 e tem como principais objetivos demonstrar que é possível deslocar um empresa para uma zona rural e provar que é possível continuar a crescer, para além da importante mensagem de preservação do meio ambiente, através da reutilização de 2000 pneus  e mais de 11.000 latas de refrigerantes utilizadas na construção das paredes exteriores do edifício.

O autarca bracarense referiu ainda que ficou muito entusiasmado com a dinâmica empreendedora da empresa, pois “é assinalável conseguir conjugar a inovação tecnológica com a sustentabilidade ambiental. De enaltecer ainda a sua nova localização no mais profundo do mundo rural, comprovando apenas o que temos defendido: a ruralidade é sem dúvida uma oportunidade que deve ser explorada nos mais diversos eixos de atuação”.

Na visita aos detalhes do edifício, foi descrito todo o processo de construção, bem como outros materiais sustentáveis utilizados no processo, como o recurso à palha e saibro.

A visita terminou com a descrição dos esforços que têm vindo a ser realizados com o objetivo de manter (e até mesmo melhorar) a biodiversidade existente no espaço circundante de mais de 1ha, reforçando a mensagem de que é importante assegurar o respeito por todas as espécies de seres vivos para que possamos continuar a viver neste pequeno planeta.